Brahmanel: o resultado do cruzamento Brahman X Nelore é uma importante ferramenta para o produtor

Brahmanel: o resultado do cruzamento Brahman X Nelore é uma importante ferramenta para o produtor


O cruzamento de raças na pecuária é uma importante ferramenta para o produtor, visto que proporciona resultados cada vez mais positivos. A cruza proporciona a complementaridade entre as melhores características de cada raça, que é o que ocorre em uma das combinações que mais crescem no país: gado Brahman com gado Nelore, ou Brahmanel.

Vantagens do Brahmanel
Conhecida em território nacional por conta da sua excelência, a raça Nelore tem sido cruzada com a Brahman com o objetivo de obter a soma e a potencialização das aptidões e atributos de ambas.

O gado Brahman possui qualidades bastante destacáveis, como sua tolerância térmica: é resistente às altas temperaturas e também ao frio, fazendo do animal a escolha ideal para áreas quentes e úmidas, comuns no clima tropical brasileiro. Isso ocorre por conta da sua pelagem, que é curta, sedosa e grossa, e que permite que os raios de sol sejam refletidos, e pela sua pele escura. Em temperaturas mais baixas, a pele se contrai e a densidade dos pelos aumenta, reduzindo o impacto do frio e viabilizando a criação eficiente em áreas como o sul do país.

A pelagem clara e densa não é atrativa para os insetos, que são repelidos e encontram dificuldades de penetração, o que torna o Brahman mais resistente às moscas, por exemplo.

O instinto materno da raça também merece destaque. Pequeno ao nascer, o bezerro pesa no máximo 29 quilos nessa ocasião e não possui cabeça ou ombros desproprocionais, minimizando drasticamente as dificuldades no parto. De forma complementar, a fêmea possui uma ampla área pélvica, dando espaço para a passagem do filhote. Destaca-se também o desmame de bezerros muito pesados. As fêmeas são bastante dóceis.

Mas qual é a vantagem de utilizar a cruza entre Nelore e Brahman? O Brahman evidencia a rusticidade do Nelore e impacta em ganhos genéticos. Melhora o peso e a qualidade da carne, potencializando também os ganhos para a reprodução. A inseminação de fêmeas Brahman com Nelore produz fortes bezerros Brahmanel, somando ao excelente rendimento de carcaça que já é conhecido com o Nelore.

Fonte: Atividades Rurais – O Sul