Previsão do tempo: frente fria deixa tempo instável e aumenta possibilidade de chuva

Previsão do tempo: frente fria deixa tempo instável e aumenta possibilidade de chuva


Chuva em lavoura de milho - previsão do tempo

A previsão do tempo da terça-feira (13/03) indica para áreas de instabilidade que continuam atuando sobre grande parte da região centro-norte, o que mantém a previsão para pancadas de chuva, ao longo do dia, em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. De acordo com a Climatempo, para as regiões do extremo norte de Goiás e de Minas Gerais também há possibilidade de pancadas de chuva.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

De acordo com informações da previsão do tempo, esse clima mais instável e com chuva a qualquer hora do dia se mantenha inalterado até a próxima quinta-feira (15/03). As condições serão bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, como milho, algodão e feijão, assim, como à realização dos trabalhos de colheita, plantio e tratos culturais. Vale ressaltar para os produtores que continuam realizando o plantio do milho, que assim como em 2017, uma redução no potencial produtivo das lavouras semeadas será mantida, mesmo que a previsão de chuva tenha sido estendida. Segundo a Climatempo, o plantio mais tardio poderá ocasionar uma redução ainda mais significativa na produção final de milho segunda safra no Brasil.

 

Previsão do tempo para o Sul

Em toda metade Sul do país, a terça-feira (13/03) será marcada apenas por eventuais pancadas de chuva, sendo bastante irregulares. A condição meteorológica favorece a realização da colheita e dos tratos culturais, ao mesmo tempo em que deixa preocupação por conta das áreas de estiagem.

 

A partir de quinta-feira (15/03), segundo a Climatempo, com o avanço de uma frente fria associada aos corredores de umidade, posicionados mais ao sul do continente, o tempo ficará bastante instável e com possibilidade de chuva mais abrangente com bons volumes. Essas chuvas deverão ocorrer sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no sul de Minas Gerais.

 

Desenvolvimento das lavouras

Nos próximos 10 dias, há uma tendência da volta das chuvas em toda a metade sul do Brasil o que possibilita a elevação do nível de água no solo e garante melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, tanto de segunda safra, quanto aquelas que estão em plena fase de desenvolvimento, como é o caso do café e da cana-de-açúcar. “Mesmo com a paralisação das atividades no campo, por conta do clima, as chuvas serão mais benéficas do que prejudiciais”, diz a Climatempo.

 

Conheça a revista Farming Brasil!

Farming Brasil. Ano 1, edição 3.
Farming Brasil. Ano 1, edição 3.

A terceira edição da revista Farming Brasil tem reportagem de capa sobre a plantabilidade da soja, com um dossiê completo para avaliar o solo, regular as plantadeiras, capacitar o operador da máquina e plantar com qualidade.

A revista conta também com um robusto especial sobre pecuária. A terceira edição apresenta tecnologias para as máquinas agrícolas, como os pneus radiais e as esteiras de borracha para colheitadeiras de grãos, sistemas de irrigação, tecnologia de aplicação de fertilizantes a taxa variável, energia solar e muito mais! Para adquirir a revista (R$ 14,90 + frete de R$ 6,50), clique aqui para enviar o seu pedido.

 

Cadastre-se para receber notícias gratuitamente da Farming Brasil por e-mail: sfagro.com.br/cadastro

Qual é a sua dúvida agronômica? Para pedir uma reportagem ao site SF Agro, clique aqui e envie uma mensagem para a equipe de jornalistas.

O post Previsão do tempo: frente fria deixa tempo instável e aumenta possibilidade de chuva apareceu primeiro em SF Agro | Farming Brasil.

Fonte: SF Agro – UOL

%d blogueiros gostam disto: