Whatsapp facilita comunicação de doenças. Médicos veterinários recebem as notificações 24 horas por dia pelo (51) 984452033

Whatsapp facilita comunicação de doenças. Médicos veterinários recebem as notificações 24 horas por dia pelo (51) 984452033


 

Em funcionamento desde outubro de 2018, o contato de Whatsapp do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura do RS facilita o contato de produtores com o Serviço Veterinário Oficial. A ferramenta foi adotada para tornar mais simples o comunicado de suspeitas de enfermidades e denúncias de descumprimento de normas sanitárias. “Saber sobre suspeitas de doenças com maior rapidez contribui para seu controle”, afirma a coordenadora do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Grazziane Rigon. Segundo ela, é garantido o sigilo sobre as mensagens enviadas e as eventuais suspeitas comunicadas são conferidas pelos fiscais agropecuários da região.

O ideal, conforme Grazziane, é gravar o contato (51) 98445-2033 no telefone celular para ter à mão sempre que necessário. O serviço pode receber mensagens em texto, áudio e até fotos e vídeos com algum sintoma alterado nos rebanhos. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que é importante a participação do produtor neste aspecto de comunicar as suspeitas. “O Serviço Veterinário Oficial precisa saber se há alguma alteração na sanidade dos rebanhos para agir com brevidade evitar a disseminação de doenças”, explica.

Cada doença tem sintomas específicos em cada espécie, e o produtor deve ficar atento às alterações de comportamento dos animais. Entre os sintomas que podem ser observados, no caso de suspeita de aftosa, por exemplo, é se o animal está babando ou mancando. Já outras doenças como a doença de New Castle (que atinge aves), ou Peste Suína Clássica (que afeta suínos), apresentam problemas digestivos ou alterações nervosas como movimentos descoordenados.

Fonte: Atividades Rurais – O Sul